Crônica: A fantástica literatura da vida!
- Ellaine Toledo

- 26 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

A intenção não é enunciar um conceito de literatura, logo, conhecida como prosa, verso ou conjunto de saberes está sempre recheada de diversão, reflexão, aprendizado e muito mais... distribuída em seus mais diversos gêneros: biografia, romance, ficção, aventura, drama, terror, graphic novel... enfim, alcança até mesmo o mais sofisticado e exigente gosto, mas, vale lembrar que nem todo texto é literário.
Recheados de ideias, efeitos emocionais e beleza, alguns livros ainda são coloridos e repletos de fascinantes histórias e outros nem tanto, dessa forma também são as pessoas, cada qual com sua pluralidade e concepções.
Da mesma forma, ocasionalmente nos deparamos com livros chatos, cansativos e de difícil compreensão, às vezes, insistimos na leitura, ignorando qualquer desconforto e colhendo algum grau de satisfação somente quando a última página se apresenta, ufa! Acabou! Nas relações interpessoais, não é diferente.
Ou seja, não basta beleza, ideias, número de páginas ou emoção, é necessário conteúdo. Interessante, mas, não se trata de acúmulo de conhecimento, o conteúdo é mais simples do que parece, talvez por isso, tão negligenciado. Tornar-se interessante e atraente do ponto de vista do potencial “leitor”, o outro, exige interesse, em outras palavras, o primeiro passo para ser interessante é ser interessado, reflita!
De qualquer forma, os conceitos surgem e os preconceitos também, independente das três fontes “clássica”, “romântica” e “crítica”. A dura e velada verdade é que frequentemente o preconceito nos afasta de grandes oportunidades quando “julgamos” um livro pela capa ou uma pessoa pela aparência.
Capa, contracapa, ficha catalográfica, dedicatória, prefácio, epígrafe, sumário e agradecimentos não são importantes, o grande capricho da vida é que cada pessoa é formada por vastos e ricos capítulos, com múltiplos significados e o mais bonito de todo processo gráfico é que as inúmeras histórias interessantes ou não, fabulosas ou não, se encontram, se misturam e se complementam, formando um único e belíssimo livro, a vida.
Literalmente brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay




A graça da vida talvez seja exatamente essa: nos depararmos com livros desafiadores. Vez por outra no final percebemos que valeu apena! Pessoas e livros sempre valem a pena.
Conectar as palavras ao seu pensamento, escrever tão bem e produzir um conteúdo de valor riquíssimo tem um nome, chama-se Dom e vem de Deus! Parabéns! Realmente você arrasa!
Excelente reflexão!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Texto maravilhoso!! Obrigada por compartilhar conteúdo de qualidade que nos leva a refletir situações da vida e do nosso cotidiano.
Excelente ❤