Crônica: A difícil arte de aplaudir!
- Ellaine Toledo

- 9 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Há uma facilidade enorme em admirar e aplaudir o estranho, aquele que está fora de alcance, o inatingível! Como a pessoa não pode destruir, não resta outra opção, a não ser aplaudir! Mesmo que seja um aplauso frustrado, por entender que hoje, os seus aplausos se tornaram desnecessários, outros já aplaudiram no seu lugar!
A frustração do destruidor tem início ao perceber que o outro está num lugar que ele, mesmo podendo, não moveu uma “palha” para ajudá-lo a chegar. Nesse caso, o melhor é engolir a frustração e aprender a lição: aplauda hoje!
As pessoas têm a tendência de diminuir e desmerecer aquele que está ao seu alcance, que está ao lado, um ditado que valida essa condição estúpida é: “santo de casa não faz milagres”.
Por quantas réguas sociais mirabolantes uma pessoa precisa ser medida por um aplauso, por uma mão livre de vaidade disposta a ajudar? Não existe mágica, ninguém chega a lugar algum sozinho, não existe exército de um homem só, país ou cidade com um único morador, empresa com um único funcionário, família com um único membro, escola com um único aluno...
Incontáveis são as experiências de funcionários que desenvolveram um excelente trabalho em determinadas empresas. A matriz da mesma empresa, em outro Estado, viu, valorizou e reconheceu, mas, a gestão imediata fingiu não ver, ignorou e com prazer e dissimulação impediu o crescimento profissional do funcionário, que anos mais tarde, em outra empresa, segue aplaudido de pé!
Essa situação fica ainda mais explícita nas redes sociais, muitas vezes, quem curte e fortalece o conteúdo de uma pessoa não é o seu familiar, amigo, ou pessoa próxima, mas, estranhos. Benditos sejam os estranhos! Eles aplaudem!
Sim, algumas pessoas são frustradas porque desenvolveram uma dificuldade crônica em olhar à volta e admitir que existem pessoas tão ou mais brilhantes que elas, o que é uma bobagem! O brilho de um não apaga o brilho de outro, ao contrário, o brilho se torna mais intenso para ambos.
Parabéns às pessoas raras, que como o Seu Francisco, pai da dupla Zezé de Camargo e Luciano, torceu bravamente por eles e não mediu esforços para apoiar, incentivar, acreditar, quando ninguém acreditava! Distribuindo fichas telefônicas aos colegas de trabalho, pedindo que ligassem na principal rádio de Goiânia para pedir a música “É o Amor”, grande sucesso em todo Brasil e exterior. Sim, ele também ligava incansavelmente, várias vezes, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Um extraordinário exemplo a ser seguido! Aplauda!
Aplaudir hoje evita frustração de amanhã, gera poder, fortalece ideias e sonhos. Social ou profissionalmente no mundo, não se chega ao sucesso sozinho. Antes de aplaudir o desconhecido, comece aplaudindo o cônjuge, o filho, o amigo, o colega de trabalho, o subordinado, o entregador e tantos outros que estão ao seu lado e merecem sinceros aplausos.
Não espere de camarote a pessoa não fazer mais parte do seu convívio e se tornar inatingível, seja honesto com você e com o outro! O grande valor moral está em aplaudir quando ninguém aplaude, incentivar quando ninguém incentiva, ajudar quando ninguém ajuda e acreditar quando ninguém acredita.
Aplauda hoje, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de budi yanto por Pixabay




E como nós brasileiros aplaudimos pouco dizem algums artistas estrangeiroa sobre nós. Vamos aplaudir mais tempo possível a vida, as conquistas, as lutas. Bj
Fiquei contemplativo.
Mtos aplausos para vv Ellaine que nos encanta com seus pensamentos.
Excelente! Não existe um exército de um só soldado e infelizmente a muita gente que não reconhece o talento do outro simplesmente por não aceitar que o outro vai estar em uma posição melhor que a sua na maioria das vezes a posição que almejavam para si ao ver o outro ter conquistado tem o sentimento de inveja e até mesmo raiva .Em determinados casos até mesmo os que se dizem amigos querem te ver bem mas que sua posição social deve estar abaixo da deles.Triste realidade mas é assim que funciona para muitos.
Você ter mais conhecimentos ,ter várias habilidades e destacar melhor incômoda muitos.
Ninguém quer aplaudir, só querem julgar...