Crônica: A opinião do outro é do outro!
- Ellaine Toledo

- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Quando as nossas ações dependem do que os outros vão pensar, automaticamente começamos a viver a partir de ideias e idealizações superficiais. Ignorar a própria capacidade de pensar, refletir e decidir, materializa a frustração e insatisfação.
Depender da opinião dos outros é a forma mais eficiente de progressivamente deformar a própria imagem, é distanciar-se gradativamente de si mesmo e lentamente perder a autonomia. Dar ao outro um poder que ele não tem é uma característica clássica da falta de amor-próprio.
Delegar a outra pessoa uma responsabilidade que é única e exclusiva sua, é anular-se diante da vida, é abrir mão de planos, sonhos, desejos e liberdade de escolha. Se observar com atenção, perceberá que a opinião ou pensamento do outro sobre você raramente será bom o suficiente para abastecê-lo emocionalmente.
Muitos sonhos e desejos são abandonados diariamente por interferência externa, por uma opinião contrária. Resgate o que há de melhor em você, a sua responsabilidade e liberdade de SER!
É necessário aprender a dizer não sem culpa, com o entendimento de que muitas vezes, contrariar o outro é agradar-se e frequentemente, uma questão de sobrevivência! Ouvir e atender os outros raramente será a garantia de aprovação, reflita!
Manter o equilíbrio entre o que você quer e o que esperam de você nunca será uma equação exata, mas, o autoconhecimento, determinação e diálogo são fortalecedores e afastam o medo de qualquer rejeição ou punição.
Erros e acertos fazem parte do processo, por consequência, reforçar as próprias convicções pautado em suas experiências determinará as mais nobres decisões. Raramente nos arrependemos de ter a coragem de assumir e seguir em frente com a nossa própria opinião, na certeza de que a opinião do outro é do outro e não minha.
Seja autônomo, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay




Comentários