Crônica: Diga não a Hakuna Matata!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Todos os filmes da Disney transmitem alguma mensagem, mas, nenhum expõe com tanta clareza as mazelas do cotidiano quanto “O Rei Leão”, mais que uma jornada pela savana africana, trata-se de uma jornada pela vida. Uma trama cercada de traição, inveja, vaidade, cobiça e falsidade.
Mufasa, correto, ético, pacífico, íntegro foi traído e assassinado por Scar, um ser totalmente vazio de caráter e seu único irmão. Algumas pessoas têm horror à ordem e elegem o caos como princípio, transbordam sutilmente a inveja, vaidade, falsidade, cobiça e sorrateiramente destroem sonhos, pessoas, carreiras e vidas. O mal nunca está sozinho, sempre conta com fortes apoiadores e na trama, são as hienas.
O que Scar não sabia é que até o caos, e principalmente o caos, exige competência! Predador e cego pela vaidade, segue com o mais alto nível de crueldade, culpar o sobrinho, Simba, ainda uma criança, pela morte de seu pai e o aconselhar: fuja! Muitos são os adultos que carregam culpas que lhe foram perversamente embutidas na infância, reflita! Lembrando que ignorar ou fugir de um problema ou conflito, é na verdade, ignorar e fugir de si mesmo.
Logo, Simba, atormentado por um profundo sentimento de culpa vai se deixando envolver, enganar... a culpa é o pior sentimento que um ser humano pode nutrir contra si mesmo, corrói qualquer alma, é uma autopunição constante e destruidora, liberte-se!
Timão e Pumba dissimulada e desesperadamente tentam ignorar as capacidades e qualidades de um leão, Simba, fazendo-o duvidar de sua própria natureza, hakuna matata! Algumas pessoas frustradas vão dizer que está tudo bem em não se valorizar e te diminuirão até o mínimo nível delas. Evite os “porcos”, você é um leão!
Não espere surgir um Rafiki para mostrar o óbvio e tentar resgatar o que sobrou de você. É muito perigoso ouvir e praticar alguns conselhos, até a lixeira recusaria! Enfrente as dificuldades e reine sobre você, restaure a sua essência, acredite cegamente em suas habilidades e potencial, valorize as suas mais preciosas características, assuma a sua real importância diante do outro e da vida, retome a sua força, o seu brilho e o seu poder.
Lembre-se ninguém é perfeito, mas, você é único, você pode!
Você consegue, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Ellaine Toledo por Canva




Comentários