Crônica: Entre hienas e leões, bem-vindo a nossa selva!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Séculos de literatura e lendas reforçam a desagradável fama da hiena e a encantadora fama do leão, e acredite, em algum momento da vida, estaremos entre “hienas e leões”. Afaste-se ou aproxime-se!
Entre outras características, as hienas possuem o instinto de caça bem desenvolvido, mas, preferem se alimentar de restos, carcaças que encontram ou roubam, se alimentando muitas vezes, de carcaças em decomposição, reafirmando os seus hábitos necrófagos. Não correr atrás de nada e se contentar com os restos... talvez, esse seja o preço da preguiça!
É muito fácil perceber uma pessoa “hiena”: debochada, traiçoeira, abusada, oportunista, covarde, sorrateira e sempre à espreita para de alguma forma descaradamente levar vantagem, desprovida de qualquer mínimo traço de decência, muitas vezes até se orgulham do mau-caratismo permanente que flui em abundância no seu DNA. Ao perceber uma pessoa com essas características pessoais, afaste-se!
O leão por sua vez, é o rei! Com hierarquia bem definida, suas atitudes e a sua própria imagem dão um show! Elegante, imponente, forte, majestoso, responsável, fiel, nobre, protetor, corajoso... desconhece o significado da palavra covardia e não se intimida diante das dificuldades.
Da mesma forma, é muito fácil perceber uma pessoa “leão”: íntegra, ética, responsável, fiel, elegante, corajosa e sempre disposta a ajudar. Sabe o seu real valor, o que a torna desprovida de vaidades e interesses, se orgulha de suas decisões e caráter. Ao perceber uma pessoa com essas características pessoais, aproxime-se!
Cada pessoa é um conjunto de qualidades e defeitos, a questão aqui não é perfeição, é construção! É diariamente construir-se com base em valores morais: respeito, responsabilidade, lealdade, integridade, empatia, cooperação, altruísmo, disciplina, compaixão, gratidão tolerância, coragem, generosidade e sinceridade. Valores esses, indispensáveis em qualquer relação, praticá-los é contribuir diretamente com uma vida em sociedade mais harmoniosa e saudável. O mundo precisa de mais leões e menos hienas.
Seja leão, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Ian Lindsay por Pixabay




Comentários