top of page

Crônica: Faça a troca e seja feliz!

Atualizado: 17 de jan. de 2024

por Ellaine de Araujo Campos Toledo


ree

Várias são as teorias clássicas e contemporâneas de motivação, mas, trata-se de um fenômeno abstrato e intrínseco, de difícil estudo... logo, o que é intrínseco, dificilmente se modificará com ações extrínsecas, ou não!

No ambiente organizacional a grande falácia contemporânea talvez se resuma em uma pergunta: Como motivar pessoas? Feedback, reconhecimento, e outras técnicas à parte, a grande mágica se resume na simplicidade de não desmotivar pessoas motivadas a fazerem o que fazem.

Seria realmente muito simples, se a vaidade não fosse uma característica predominante na maioria das organizações. Mais que futilidade, egoísmo ou orgulho, a vaidade expõe a exacerbada necessidade de impor as próprias habilidades sobre os demais, a preocupação excessiva em parecer melhor que o outro chega a atingir o mais alto grau de estupidez.

Embora desprovida de fórmula molecular, a vaidade é como o ácido sulfúrico (enxofre, oxigênio e hidrogênio), ou seja, uma poderosa combinação altamente tóxica, incolor e inodora, repleta de enormes potenciais malévolos, entre eles corrosivo e destrutivo, muitas vezes, causando danos irreversíveis.

Assim, a vaidade exala o seu efeito letal, ao esbarrar na motivação entra em um processo desesperado de corroer, minar negativamente, abafar, desagregar e ao indício de qualquer ameaça (ilusória ou não), ela destrói! Por isso, é visível algumas pessoas antes motivadas, literalmente “murcharem”, lamentável!


A incapacidade de ter uma visão ampliada de si mesmo e do todo impede o poderoso entendimento de que o brilho de uma pessoa jamais apagará o brilho de outra, ao contrário, a soma de dois brilhos diferentes causa uma explosão de múltiplos saberes, habilidades e capacidades técnicas e comportamentais, gerando extraordinários ganhos a todos. Feliz do profissional que troca as disputas diárias pela intenção de fazer verdadeiras amizades!


Amplie a sua visão, brilhe e deixe brilhar!

Sucesso!


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 
 
 

6 comentários


juja.milk
juja.milk
09 de jun. de 2022

Nossa que bacana!!!a cada Crônica um novo conhecimento que serve para colocar-mos em prática a nosso favor! Parabéns Ellaine!!!

Curtir

Iris Csl
Iris Csl
04 de jun. de 2022

Vivo isso constantemente no meu ambiente de trabalho e como você descreveu bem esse comportamento nas corporações… muito bom 👏👏👏

Curtir

Marcilene cutrim Azevedo
Marcilene cutrim Azevedo
04 de jun. de 2022

Parabéns Ellaine Toledo!

Texto maravilhoso!

Curtir

Patrícia Marques Alimandro
Patrícia Marques Alimandro
03 de jun. de 2022

Lindo texto, Elaine! Parabéns!!


Curtir

nadi rocha
nadi rocha
03 de jun. de 2022

A vida é um improviso, cabe a nós dançarmos conforme a música, mas sem recalques e dores ! Parabéns Ellaine pela explanação!

Curtir

Me siga em meu Instagram:

  • Instagram
@ellaine_toledo
bottom of page