Crônica: Faça a troca e seja feliz!
- Ellaine Toledo

- 2 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Várias são as teorias clássicas e contemporâneas de motivação, mas, trata-se de um fenômeno abstrato e intrínseco, de difícil estudo... logo, o que é intrínseco, dificilmente se modificará com ações extrínsecas, ou não!
No ambiente organizacional a grande falácia contemporânea talvez se resuma em uma pergunta: Como motivar pessoas? Feedback, reconhecimento, e outras técnicas à parte, a grande mágica se resume na simplicidade de não desmotivar pessoas motivadas a fazerem o que fazem.
Seria realmente muito simples, se a vaidade não fosse uma característica predominante na maioria das organizações. Mais que futilidade, egoísmo ou orgulho, a vaidade expõe a exacerbada necessidade de impor as próprias habilidades sobre os demais, a preocupação excessiva em parecer melhor que o outro chega a atingir o mais alto grau de estupidez.
Embora desprovida de fórmula molecular, a vaidade é como o ácido sulfúrico (enxofre, oxigênio e hidrogênio), ou seja, uma poderosa combinação altamente tóxica, incolor e inodora, repleta de enormes potenciais malévolos, entre eles corrosivo e destrutivo, muitas vezes, causando danos irreversíveis.
Assim, a vaidade exala o seu efeito letal, ao esbarrar na motivação entra em um processo desesperado de corroer, minar negativamente, abafar, desagregar e ao indício de qualquer ameaça (ilusória ou não), ela destrói! Por isso, é visível algumas pessoas antes motivadas, literalmente “murcharem”, lamentável!
A incapacidade de ter uma visão ampliada de si mesmo e do todo impede o poderoso entendimento de que o brilho de uma pessoa jamais apagará o brilho de outra, ao contrário, a soma de dois brilhos diferentes causa uma explosão de múltiplos saberes, habilidades e capacidades técnicas e comportamentais, gerando extraordinários ganhos a todos. Feliz do profissional que troca as disputas diárias pela intenção de fazer verdadeiras amizades!
Amplie a sua visão, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay




Nossa que bacana!!!a cada Crônica um novo conhecimento que serve para colocar-mos em prática a nosso favor! Parabéns Ellaine!!!
Vivo isso constantemente no meu ambiente de trabalho e como você descreveu bem esse comportamento nas corporações… muito bom 👏👏👏
Parabéns Ellaine Toledo!
Texto maravilhoso!
Lindo texto, Elaine! Parabéns!!
A vida é um improviso, cabe a nós dançarmos conforme a música, mas sem recalques e dores ! Parabéns Ellaine pela explanação!