Crônica: Não banalize o sério!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Embora complexo, o abuso psicológico é uma violência silenciosa, ocorre com mais frequência do que imaginamos, de várias formas, por diversos motivos, independente de gênero, em diferentes lugares, ambiente profissional, relacionamento amoroso, rede social...
Enfim, onde o abusador se sentir à vontade para destilar os mais sortidos abusos, de humilhação à rejeição.
A violência psicológica começa aos poucos e progressivamente, quase imperceptível no início e se torna eficaz a cada abuso silenciado pela vítima, a cada pedido de desculpa aceito.
Não deixa marcas físicas, mas, fatalmente abala o ser em sua totalidade, gera consequências desastrosas, muitas vezes de forma irreversível, vai desde distúrbios físicos e psíquicos ao suicídio, abuso psicológico é sério, muito sério!
Fique atento, reconheça os sinais e afaste-se. Não negocie com o abusador, com o perverso, procure ajuda profissional, um psicólogo pode aliviar o sofrimento, resgatar perdas e direcionar rumo ao equilíbrio, ao esclarecimento. Não silencie, não se isole, não se culpe, não tenha vergonha, reconstrua-se!
Não é fácil ou simples lidar com uma imensurável dor, mas, é possível Cuide da sua saúde mental da mesma forma que cuida da sua saúde física, com carinho e respeito, quando o emocional está forte, tudo se torna leve!
Diga não a qualquer tipo de abuso, liberte-se, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay




Comentários