Crônica: Num ambiente profissional nunca risque o fósforo!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Respeitar o colega de trabalho não é uma obrigação, é um dever moral. Empatia e espírito de colaboração são essenciais em qualquer equipe, ajude, colabore!
Cuidado queimar o colega de trabalho hoje é a certeza de ser queimado amanhã, acredite, fatalmente será!
Empatia no ambiente organizacional é principalmente ter a percepção básica de que o colega também precisa do emprego, muitas vezes sustenta sozinho a família, a mãe, filhos... Enfim, é a sua fonte de sustento. Isso é sério!
Utilizamos os termos queimar ou sacanear, mas, na íntegra, alguns termos são mais apropriados: crueldade, maldade, covardia e incompetência.
Você nunca será promovido por ser cruel com alguém, e se for cairá! A Bíblia é clara: “Não há oculto que não venha a ser revelado [...]”.
Engana-se quem usa de crueldade para denegrir a imagem pessoal ou profissional de um colega, qualquer gestor sério e ético terá uma nova visão de você. Que imagem, que postura profissional, que marca você quer deixar nessa empresa? De impostor? De canalha?
Lembre-se, se o seu gestor não for sério e ético, então, será mais canalha e mais poderoso que você, dará ouvidos ao seu medíocre conchavo, mas, você terá um alto preço a pagar, e o gestor canalha, vai cobrar!
É sábio entender que cuidar, colaborar e ajudar o colega de trabalho é adquirir maior autonomia diante da equipe, do gestor e do cliente.
Mais sábio ainda, é perceber que autonomia não é sobre o outro, e sim sobre mim, proporcionando-me maior liberdade de escolha: seguir sendo cruel ou seguir limpo e ético.
Faça a sua escolha, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




Comentários