Crônica: O pulo do gato!
- Ellaine Toledo

- 6 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Reza a lenda que uma onça pediu a um gato que lhe ensinasse a saltar. O gato prontamente atendeu o seu pedido, saltou de inúmeras formas e alturas variadas e a onça acompanhava atentamente todos os movimentos, nem piscava!
Quando o gato terminou a rica demonstração, a onça muito empolgada com a aula, disse que ia tentar saltar igual para certificar-se de ter aprendido. Começou, então, a repetir todos os saltos do gato com grande habilidade e, de repente, com a sagacidade de um perfeito aprendiz saltou sobre o mestre para devorá-lo, impiedosamente!
O gato, no entanto, saltou rapidamente para o lado, evitando o golpe fatal. A onça, então, não satisfeita descaradamente queixou-se de que o gato não havia ensinado aquele salto, percebendo a grande traição da onça, o gato calmamente respondeu: não sou tão tolo que ao menos não reservasse um salto para me livrar das suas garras, esse é o segredo que me salva de malandros como você, e com outro engenhoso salto sumiu mato a dentro.
Talvez a expressão “o pulo do gato” venha desta fábula. Na vida, também por uma questão de sobrevivência, algumas reservas são necessárias ou literalmente a pessoa será devorada, raras são as exceções.
Sempre haverá uma onça de prontidão disposta a aprender o máximo e depois dissimuladamente atacar sem piedade, mas ainda assim, na maioria das vezes, quando um mestre não ensina tudo o que sabe ao seu discípulo não é por medo de ser superado ou traído, mas por dois motivos: perceber que o discípulo usaria o conhecimento obtido de forma inadequada ou perceber uma mínima faísca de desinteresse.
Todo mestre sabe que conhecimento também envolve responsabilidade, ou seja, sabe que qualquer mínimo conhecimento em mãos erradas facilmente pode gerar um monstro e em mãos certas um novo “pulo do gato” surgirá naturalmente. Esse provavelmente seja o verdadeiro “pulo do gato”: aquele que se cria e não o que se copia. Por isso, em algum momento da vida, surgem algumas “onças” frustradas pelo caminho.
Seja gato, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




Como é bom ler seus textos Ellaine. Muita delicadeza, objetividade e reflexão. Obgdo🌹
Certíssimo, nunca sabemos o que nos aguarda diante de pessoas maliciosas.
Parabéns! Você é show!!