Crônica: Poderosas palavras!
- Ellaine Toledo

- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Parece bobo, mas é sério! Etiqueta comportamental ou educação é como chamamos o comportamento civilizado, que varia entre as diferentes culturas. Comece com as palavras mais poderosas do mundo: com licença, por favor, obrigada e desculpa. Sim, independente de cultura ou idioma, essas são as palavras mais poderosas do mundo!
Engana-se quem pensa que ser educado está em desuso ou é coisa do passado. Na falta dessas mágicas palavras, nem o amor sobrevive! Adotar um comportamento adequado dentro do quadro social vai além de belas palavras, é necessário praticá-las! Gerando a tão almejada harmonia entre palavras e atitudes. Envolve respeito, gentileza, elegância e simplicidade, conjunto de habilidades conhecido como etiqueta comportamental ou educação. Então, use e abuse!
Todos os livros de comportamento do mundo podem ser lidos, se não houver treinamento e prática, de nada adiantará! Os livros dão apenas o Norte, quem segue é você! Treine-se diariamente.
Não permita que a sua intimidade com uma pessoa justifique a sua falta de educação, confundir intimidade com falta de educação é um erro gravíssimo e muitas vezes irreparável! Educação e boas maneiras com noção real de respeito e cordialidade são fundamentais em qualquer relação ou situação pessoal ou profissional.
A minha educação não pode depender da educação de terceiros, ou não será legítima! É necessário que eu saiba ser e estar, educação não é conveniência e sim, consciência!
Eu sou educado ou não! Vale lembrar, boas maneiras e educação têm como principal característica a civilidade.
A regra de ouro é: quanto mais íntimo eu for de uma pessoa, mas educado eu devo ser.
Com licença, eu precisava reforçar a importância da etiqueta comportamental e por favor, entenda o contexto, peço desculpa se fui concisa e muito obrigada por ler a minha crônica.
Seja educado, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




Comentários