top of page

Crônica: Posicione-se!

Atualizado: 18 de jan. de 2024

por Ellaine de Araujo Campos Toledo


O silêncio e a ausência de posicionamento muitas vezes é um ato de covardia, é sujeitar-se a vontade de terceiros ou de uma coletividade, reflita! O pior lugar para estar, ainda é em cima do muro. Conviver com quem não toma posição é um verdadeiro atraso de vida.


Posicionar-se diante da vida e do outro é fundamental, mas exige coragem, verdade e acima de tudo, autoconhecimento. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar.


Envolve atitude, escolhas, amor-próprio, decisões e consequências, sim, consequências! Nem sempre será confortável, envolve contrariar opiniões, logo, algumas pessoas se afastarão e outras se aproximarão...


Posicionar-se é autogovernar-se, é saber o que quer, como quer e onde quer chegar, livre de influências... é um desafio constante de afirmação de quem somos, é escolher fazer o certo por convicção e não por coerção.


É ter autonomia e total confiança nas próprias habilidades e potencial ao tomar uma decisão, dispensando qualquer opinião contrária.


Da mesma forma, é dizer não! Com respeito e sensibilidade as necessidades das pessoas. Posicionar-se é dizer não a qualquer preconceito, maldade, abuso, intolerância, assédio, ilícito, fofoca e desrespeito.


Posicionar-se não é impor uma vontade a qualquer custo, ao contrário, é alinhar discurso e atitude com coerência e respeito por si e pelo outro, com a compreensão de que independente da multiplicidade humana, somos livres quando nos posicionamos e não quando delegamos ao outro a responsabilidade da nossa existência.


Viver em cima do muro é queda certa! É por opção, estagnar a própria vida, alheio a novos caminhos e oportunidades. Desça do muro, viva!


Posicione-se, brilhe e deixe brilhar!


Sucesso!


Imagem de vincent por Pixabay

 
 
 

Comentários


Me siga em meu Instagram:

  • Instagram
@ellaine_toledo
bottom of page