Crônica: Positivismo barato costuma ter preço alto!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Positivismo barato, também conhecido como positivismo tóxico é negar o mal, o negativo e até mesmo, a própria imperfeição e emoções. É curvar-se à pior patologia de todas, a ignorância!
O chavão: “não há um mal que não venha para um bem” é desonesto e medíocre, ora, se o mal viesse para o bem, não seria mal! Logo, todo mal vem para causar o mal mesmo.
É perturbador e cruel ignorar que há um nível elevado de maldade e perversidade em algumas pessoas e que essas mesmas pessoas circulam em nosso meio profissional e social, muitas vezes, destruindo com prazer carreiras, famílias, amizades e amores. O positivismo barato não é saudável nem sustentável, costuma ter preço alto! Preferir a falsa ingenuidade, enxergando somente o bem em tudo e em todos é colocar-se no mais alto grau de vulnerabilidade, nunca será uma boa decisão!
Há quem ainda tenha a audácia de dizer que diante de uma traição ou perseguição, aprendeu... a questão é que quando dizemos que aprendemos com o mal, automaticamente emitimos uma mensagem clara e de reforço ao Universo e aos pares que só aprendemos através do mal que nos acontece, e mais maldades seguirão acontecendo...
Aprender a partir do mal é o mais hipócrita dos aprendizados... Qualquer maldade, tão somente, despertará raiva, tristeza, decepção, nojo, desconfiança... além de causar danos, muitas vezes, irreversíveis à saúde física e mental. Pessoas más e perversas são ocas, nunca terão nada a ensinar ou a acrescentar. Liberte-se urgente desse paradigma atrofiado.
Aprender com o bem, aproximar-se de pessoas boas e afastar-se das perversas é um ato de amor próprio e auto responsabilidade.
Qualquer forma de abuso ou intolerância (abusos contra a infância, contra a mulher e tantos outros...), por onde passa destrói vidas e sonhos. Acredite, o mal será sempre mal, mesmo transvestido de bem.
Infinitas são as possibilidades de aprendizado e o mal não está entre elas, as maiores e mais belas lições de aprendizado são inerentes ao bem, ao respeito e ao amor. Jesus, o maior líder do Universo nunca impôs os seus ensinamentos, nunca desprezou a dor do outro, nunca humilhou ou diminuiu ninguém, sempre propôs com altruísmo e amor.
Então, quando alguém compartilhar algum sentimento negativo com você, não tente minimizá-lo, evite fazer a pessoa se sentir melhor com frases prontas e positivismo barato, não cola! Apenas reflita sobre o sofrimento do outro, suas angústias e empenhe-se em escutar com o coração, seja honesto!
Aprenda com o bem, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




Comentários