Crônica: Ressignificar, a arte de se enganar!
- Ellaine Toledo

- 1 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

A nova palavra do momento funciona como uma mágica: “ressignificar”, e ai daquele que não conseguir!
Interessante, ninguém quer ressignificar o que é bom, só o que é ruim. Quando uma pessoa para de descer para “play” e começa a descer para a vida e finalmente resolve viver, então, ela entende que existem sentimentos, pessoas e situações boas e ruins, que nada é constante o tempo todo e que tudo passa, logo, “ressignificar” perde a função.
O ser humano é dotado de inúmeros sentimentos bons e ruins, um sentimento ruim normalmente é gerado a partir de uma frustração, perda ou situação desagradável, e simplesmente uma nova roupagem não muda o seu contexto.
Dar um novo significado a um sentimento pode causar a sensação de minimizar, mas não resolve, a questão seguirá pendente, existe uma expressão muito conhecida que se encaixa perfeitamente: “tapar o Sol com a peneira”, e acredite, o Sol continuará existindo, minimizado, mas, existindo!
Há algum tempo, sentimentos contrários à satisfação total se tornaram inaceitáveis, a política do acordar e dormir num mundo pink se tornou a realidade daqueles que ressignificam tudo, e por opção criaram um mundo de fantasia, de faz de conta.
Medo, raiva, dissabor, frustração e tantos outros inerentes ao ser humano, em algum momento nos alcançará e ressignificá-los é colecionar problemas embaixo do tapete, é criar uma caixa de pandora dentro de si, linda por fora e cheia de podridão por dentro e algum momento será aberta... Somente uma solução efetiva tem o poder de alterar um sentimento.
Se convencer de que não está sentindo com a profundidade que está sentindo, chega a ser desumano e cruel, mascarar o que incomoda não deixará de incomodar. É como colocar uma roupa nova e limpa em um corpo sujo e desgrenhado, é forçar demais! Em algum momento a sujeira virá à tona.
Sinta, seja humano! Trocar o ressignificar por sentir, refletir e resolver da maneira mais saudável possível, ainda é a melhor opção. Se no meio do caminho houver falhas, está tudo bem, não existe na face da terra um único ser humano perfeito, apenas siga caminhando com o entusiasmo de um eterno aprendiz.
Seja humano, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




muito legal!
Em alguns momentos tentamos negar o sentir, mas não é possivel vivermos de maneira autêntica se fugimos das exepriencias. Linda reflexão.