Crônica: Seja o maestro!
- Ellaine Toledo

- 12 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

Maestro, mestre em italiano, com postura impecável e movimentos precisos, sua mão direita indica a fórmula do compasso, enquanto a esquerda fica mais livre e pode indicar a entrada de um instrumento, antecipar que uma nota será acentuada ou indicar, ainda, se uma passagem é legato ou stacatto.
Na orquestra da vida não há partitura, mas, algumas vezes, estamos envolvidos em uma sequência de notas fluidas e emendadas, noutras duras e secas... ser maestro da mais importante orquestra, a própria vida, requer exercer a extraordinária habilidade de conduzir com responsabilidade os anseios, medos, aflições e conquistas.
Sem ensaio prévio dispensar a batuta, ouvir do ponto de vista de uma plateia e usar os instrumentos necessários com destreza, subindo ou descendo o tom para se encaixar no todo não é uma tarefa fácil! Essa é a verdadeira arte de administrar a própria vida.
A regência envolve diferentes aspectos: musicais, gestuais, vocais... não importa se sinfônica ou filarmônica, na vida, além desses aspectos, a regência da própria grande orquestra demanda coordenar-se, dirigir-se e liderar-se nas diversas situações do cotidiano, com coesão e coerência, lembrando que o fecho é tão importante quanto à entrada.
Cada regente tem um estilo próprio, não precisa se posicionar à frente de todos, basta desenvolver uma postura adequada, autoconhecimento e compreensão de questões de contraponto, harmonia e comunicação compreensível, então, atingirá a plenitude, a maestria!
Seja maestro, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!
Imagem de YoungIk Son por Pixabay




Comentários