top of page

Crônica: Seja um verdadeiro voluntário!

Atualizado: 18 de jan. de 2024

por Ellaine de Araujo Campos Toledo


Independente de você fazer parte de um grupo de voluntários da sua empresa, igreja, qualquer outra instituição, ou desenvolver um trabalho voluntário sozinho, tenha em mente que ser um voluntário é ser verdadeiramente consciente da necessidade do outro, engajado e comprometido com as responsabilidades sociais, e essa solidariedade deve começar sempre de dentro para fora, nunca de fora para dentro.


Devido à pandemia devemos desenvolver um novo comportamento, um novo olhar sobre as inúmeras pessoas que perderam o emprego, estão de licença não remunerada, salários suspensos ou reduzidos, contas atrasadas, afastados com problemas de saúde, sem ter sequer o que servir aos seus filhos na hora do almoço... Elas não estarão vinculadas às instituições filantrópicas. Você já tentou olhar a sua volta? Como está o seu coleguinha de trabalho? Você sabe qual a necessidade do seu irmão, tio ou outro familiar hoje? Ele almoçou? E o seu vizinho?


Grandes empresas em todo o mundo se reinventaram e se uniram em prol da solidariedade, e o seu trabalho voluntário continua o mesmo?


Reinvente-se! Comece cuidando, prestigiando e honrando quem está ao seu lado! Um verdadeiro voluntário é aquele que tem a brilhante capacidade de perceber a necessidade de quem está sendo esmagado pelo caos ao seu lado, a sua volta.


Antes de entregar aquela cesta básica, produtos de higiene, limpeza, agasalhos ou qualquer outra coisa em uma instituição, tenha uma visão panorâmica do caos, alguém muito próximo de você pode estar com fome. Logo, após ajudar o meu legítimo próximo, sigo ajudando aos demais, na incrível e extraordinária missão de servir!


Comprovadamente o grande beneficiado é o voluntário e não quem recebe as doações, quando fazemos o bem, quando entregamos ao outro o nosso melhor despertamos o que há de mais nobre em nós: o amor! O nosso coração se enche de compaixão, gratidão, empatia, alegria e paz! Assim e só assim, nos sentiremos plenos!


Sinta-se grato, honrado e privilegiado em ser um verdadeiro voluntário!


Seja voluntário, brilhe e deixe brilhar!


Sucesso!


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 
 
 

Comentários


Me siga em meu Instagram:

  • Instagram
@ellaine_toledo
bottom of page