Crônica: Poderosas palavras!
- Ellaine Toledo

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jan. de 2024
por Ellaine de Araujo Campos Toledo

A verdade é que não damos o devido valor às palavras, mesmo sabendo que o início e a base de qualquer relacionamento interpessoal é o diálogo. Extremamente poderosa, a palavra tem o poder de construir e destruir sonhos, amizades, expectativas, carreiras, família e amor.
Construir ou destruir através da palavra é uma escolha, e toda escolha requer coragem e envolve consequências. Somente a partir do autoconhecimento e responsabilidade emocional desenvolvemos a capacidade de perceber do impacto de uma palavra, seja ela para o bem ou para o mal.
Através das palavras expressamos os mais variados sentimentos: amor, tolerância, honestidade, ironia, sarcasmo, ira e muitos outros... gerando muitas vezes a dualidade entre o bem e o mal, causando encontros e desencontros...
Devido ao elevado poder das palavras, devemos ser conscientes do que, a quem e como comunicamos, lembrando que as palavras podem causar dores profundas e irreversíveis ou até mesmo, tirar do outro o que ele tem de pior. Existem inúmeras formas de falar algo a alguém e devemos escolher sempre a melhor!
Não menos importante, saber escutar é fundamental para uma boa comunicação, parece simples, mas, na maioria das vezes, a prática é bem diferente. Estamos tão somente interessados em falar, em impor a nossa palavra que esquecemos da importância de escutar, deixando passar preciosas oportunidades.
Mais que uma arte, expressar-se com equilíbrio e prudência exige constante aprendizado, exercício diário e controle da própria vaidade, em algumas situações não é fácil, mas, é possível! Da mesma forma, o silêncio quando manifestado com sabedoria fala mais que muitas palavras...
Muitos conflitos poderiam ser evitados a partir do interesse em escutar e correto uso das palavras, construindo uma comunicação efetiva, boas relações e ambientes saudáveis.
Seja consciente ao falar e atencioso ao escutar, brilhe e deixe brilhar!
Sucesso!




Comentários